Atualmente estamos vivendo um momento único, a última grande pandemia mundial foi registrada em 1968, muitos de nós nem a presenciamos. A partir desse momento onde não temos experiência de como agir, precisamos reaprender a viver socialmente, inclusive a consumir cada vez mais com cautela.
A decoração mobiliária está sendo extremamente afetada, porém ela pode ser uma grande aliada nessa luta contra o Corona vírus. Vamos explanar os materiais mais recomendados no momento para auxiliar a combater esse novo mal que assola o mundo.
Já foi comprovado que o vírus sobrevive em superfícies materiais, facilitando assim sua propagação. Porém as medidas de cuidado são a limpeza constante com álcool e água sanitária. Sabendo disso abrimos uma nova linha para a decoração residencial e comercial, com produtos que facilitem essa manutenção preventiva e mantendo o design do ambiente.
Dentro dessa nova linha a tendência é a utilização de tecidos sintéticos e alumínio inoxidável por serem de fácil limpeza com os produtos específicos para a prevenção.
Durabilidade do vírus em superfícies materiais:
- Madeira ou vidro – até 4 dias
- Plástico / Acrílico – até 3 dias
- Papelão – 24 horas
- Alumínio – de 8 horas a 3 dias
- Cobre – 4 horas
- Aerossolizada (ar) – 3 horas
A tendência para o design de interiores é o retorno do estilo minimalista, isto é, ambiente contemporâneo, com paredes claras e poucos móveis. O movimento iniciou-se no início do século XX, voltando com força da década de 80 e retornando agora no século XXI. Sua principal influência veio da cultura japonesa contra a variação formal e cromática dos movimentos artísticos anteriores. A ideia principal do estilo é subtrair tudo aquilo que é desnecessário para o ambiente, produtos mais funcionais possíveis com o layout clean. Conforto e aconchego são outras características importantes do movimento, ou seja, a casa tem que tornar-se um lugar onde queiramos estar nesse momento de reclusão. Os ambientes claros e sem excessos de objetos nas paredes como quadros, esculturas e papéis de parede ajudam na iluminação que também partem para uma tendência mas simplista.
O estilo de vida minimalista se encaixa perfeitamente com o momento em que estamos presenciando, é muito simples de ser aderido, porém requer dedicação e muito esforço para encaixar os elementos essenciais. A ideia de se livrar dos excessos que a vida nos trás e viver apenas com o que realmente se mostra necessário parece uma utopia. Possuir menos objetos nos ajuda a manter a casa em ordem, limpa e otimizar o tempo.
Esse desapego material e mental que fazemos a partir do estilo que é a nova tendência a ser abordado tem apenas esse objetivo, facilitar na necessidade de cuidados com a propagação do vírus, além de simplesmente podermos focar no auxílio ao próximo seja dentro do nosso próprio lar, seja em sociedade.